Lord Voldemort (1926-1998), nascido como Tom Marvolo Riddle, é o bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos, e antagonista central da série. Seu maior objetivo é "vencer a morte".
Seu primeiro reinado de terror foi tão terrível que as pessoas temem dizer seu nome. Ele perseguiu os Potters após deduzir que o filho deles, Harry, era a pessoa citada na profecia com o poder de derrotá-lo. Após seu retorno em 1994, ele reuniu-se com seus Death Eaters e, em 1997, dominou o Ministério da Magia, impondo sua vontade ao mundo dos bruxos. Sua queda final veio em maio do ano seguinte.
Tom Marvolo Riddle nasceu na véspera do ano novo, em 1926, num orfanato de Londres. Sua mãe de sangue-puro, Merope Gaunt, uma descendente direta deSalazar Slytherin, morreu pouco após seu nascimento. Ela o nomeou em homenagem a seu pai, Tom Riddle Sr., e Marvolo Gaunt, o pai dela. Tom Riddle Sr. era um trouxa rico que vivia em Little Hangleton. Ela o enganou para que se casasse com ela dando uma Poção do Amor a ele e controlando-o com a Maldição Imperius. Pensando que ele havia se apaixonado por ela, Merope desfez os efeitos das poções e maldições, e o marido abandonou a ela em plena gravidez.
Tom Riddle cresceu no orfanato sem saber que era um bruxo, apesar de descobrir que possuía poderes estranhos. Tom podia mover coisas com sua mente, comandar animais, falar Parseltongue e, em suas próprias palavras, "machucar pessoas". Depois de entrar numa briga com um garoto, ele usou seus poderes para pendurar o coelho do garoto telhado. Numa ocasião, ele levou dois órfãos, Dennis Bishop e Amy Benson, para uma caverna onde ele cometeu um ato tão terrível que os dois órfãos ficaram traumatizados para sempre (Voldemort mais tarde escolheria esta mesma caverna para guardar uma de suas Horcruxes, que depois seria roubada por R.A.B.). Outra de suas diversões era roubar dos outros órfãos, e esconder seus pertencer dentro de uma caixa dentro de seu armário, como troféis.
Quando Tom tinha onze anos, o orfanato foi visitado por Albus Dumbledore e ele recebeu uma vaga em Hogwarts.
[edit]
Hogwarts
Tom Riddle foi educado na escola de Hogwarts de 1938 a 1945 e foi colocado na Slytherin. Ele retornava ao orfanato trouxa que desprezava durante as férias de verão. Ele se descreveu como "pobre, mas brilhante, órfão, mas corajoso, um monitor, um aluno perfeito." Essa opinião era dividida por muitos dos professores, incluindo Horace Slughorn (que ensinou a ele sobre Horcruxes sem saber o destino da informação). A única exceção era Albus Dumbledore, professor de Transfiguração na época.
Riddle ficou obcecado com seu passado e começou a procurá-lo, com uma fome incrível. Durante sua busca, descobriu seu parentesco com Salazar Slytherin e descobriu sobre a Câmara Secreta sob Hogwarts e a fera dentro dela. Também descobriu como Salazar Slytherin conseguiu escondê-la dos outros fundadores da escola. Era guardado para que somente o verdadeiro herdeiro de Slytherin pudesse abri-la para "limpar a escola de todos aqueles indignos de estudar maiga."
Riddle então mudou seu nome para Lord Voldemort, para não ter que dividir o nome com seu "pai trouxa sujo". Para criar o novo nome, ele reorganizou as letras de seu nome antigo, criando um anagrama (Tom Marvolo Riddle que se torna I am Lord Voldemort). Para Riddle, era um nome que esperava que um dia todos os bruxos iriam temer quando ele se tornasse o maior feiticeiro do mundo.
Em seu quinto ano, Riddle encontrou a entrada para a Câmara Secreta, e pôde controlar o Basilisco (a serpente monstruosa que habitava o lugar) através deParseltongue. Riddle comandou a serpente pela escola, ferindo muitos estudantes. A última vítima, chamada Myrtle, foi morta no banheiro das garotas quando olhou nos olhos do basilisco. Hogwarts iria ser fechada, mas, não querendo voltar ao orfanato, Riddle fingiu a captura de outro aluno, Rubeus Hagrid. Armando Dippet, o então diretor, estava convencido de queAragog era o monstro da Câmara. Hagrid foi expulso, e Riddle recebeu o troféu por Serviços Especiais à Escola. Dumbledore, desconfiando de Riddle, observou-o atentamente depois do ocorrido. Por não ser mais seguro abrir a Câmara Secreta, Tom criou um diário para preservar parte de sua alma, esperando que um dia ele levaria alguém a terminar o "nobre" trabalho de Salazar Slytherin. O diário se tornou uma de suas Horcruxes.
[edit]
Little Hangleton
No último ano de Riddle em Hogwarts, ele era monitor, Monitor-Chefe e recebera uma medalha por mérito mágico. Ele era um dos alunos mais brilhantes a frequentar Hogwarts. Durante o verão de 1945, Riddle partiu para a ação em seu juramento de se vingar contra o pai trouxa. Riddle foi para a casa onde sua mãe vivera. Lá ele atordoou seu tio, Morfin Gaunt (o último habitante que sobrou) com um feitiço e implantou uma memória falsa no tio mostrava este matando a família Riddle. Mais tarde naquela manhã, os três Riddles foram encontrados mortos na sala de estar de sua casa. Bruxos investigadores descobriram que a varinha de Morfin foi usada para cometer os crimes. Por causa das alterações em sua memória, Morfin confessou os assassinatos.
[edit]
Após Hogwarts
Tendo finalizado sua educação, Riddle pediu a Armando Dippet a chance de ensinar Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts, mas foi negado por ser muito jovem. Pouco depois de ter se graduado em Hogwarts, Riddle encantou o espírito de Helena Ravenclaw (a Dama Cinzenta), o fantasma da Ravenclaw, para revelar a localização do diadema de sua mãe, Rowena Ravenclaw. Depois de sair de Hogwarts, ele viajou para a floresta na Albânia na qual Helena lhe confessara ter escondido o diadema roubado. Usando o assassinato de um camponês local, ele transformou o diadema numa de suasHorcruxes. Após retornar a Grã-Bretanha, ofereceram a ele várias ofertas de trabalho, mas ele terminou na Borgin & Burkes para Caractacus Burke. Seu trabalho era "persuadir" as pessoas a venderem seus objetos mágicos valiosos, função na qual era muito bom.
Porém, quando Hepzibah Smith mostrou-lhe dois de seus tesouros mais valiosos - o medalhão de Salazar Slytherin e a taça de Helga Hufflepuff - Riddle a matou e roubou dela os objetos, sumindo seu deixar rastro e implantando uma memória falsa no elfo doméstico de Hepzibah, Hokey; o elfo, com a memória alterada, confessou envenenar a bebida de Hepzibah. Riddle então transformou o medalhão e a taça emHorcruxes.
[edit]
Transformação
Riddle desapareceu por muitos anos. Durante esse tempo ele se aprofundou em Artes das Trevas. Viajou muito, acompanhado de pessoas de má reputação, e sofreu muitas transformações mágicas perigosas. Durante esse tempo, Voldemort reuniu objetos para que se tornassem Horcruxes, dividindo sua alma e guardando as partes neles. Riddle pediu mais uma vez ao diretor de Hogwats (agora Albus Dumbledore) a posição de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, com a real intenção de aprender os segredos do castelo e recrutar mais seguidores. Dumbledore negou novamente, suspeitando de seu plano. Como vingança, Riddle amaldiçoou a posição: qualquer professor que ensinasse a matéria só duraria um ano no cargo.
Aproveitando a ocasião da visita, Riddle escondeu o diadema de Ravenclaw na Room of Requirement, um lugar que, em sua arrogância, ele julgou ser o único a conhecer e, portanto, ninguém encontraria essaHorcrux lá.
[edit]
Primeira Guerra
Nos anos 70, Voldemort reuniu vários bruxos e bruxas que o seguiam. Alguns simpatizavam com sua causa de livrar o mundo dos trouxas. Outros eram sedentos de poder, e outros se juntaram a Voldemort por medo. Seu seguidores se denominavam Death Eaters. Voldemort os considerava mais como serviçais do que como amigos ou família. Eles usavam livremente as Maldições Imperdoáveis e matavam sem dó, às vezes só por diversão.
Voldemort começou a tirar vantagem da maior fraqueza do Mundo dos Bruxos: os seres e criaturas que eles haviam ignorado. O Lorde das Trevas recrutou gigantes, que deixaram as montanhas e lobisomens que se juntaram a ele. Muitos temiam que os duendes se uniriam a ele também, pelo ódio que tinham de não poderem usar varinhas, mas isso nunca aconteceu. Aurores foram autorizados a utilizar Maldições Imperdoáveis contra os Death Eaters. Azkaban acabou se tornando uma prisão insegura já que os dementadores não revelavam sua lealdade.
Um dos poucos locais seguros do Mundo dos Bruxos era Hogwarts, sob proteção de Albus Dumbledore, a única pessoa a quem Voldemort temia. Dumbledore criou a Ordem da Fênix para lutar contra Voldemort, mas eles estavam em menor número e sofreram muitas perdas. As pessoas temiam dizer o nome de Voldemort, referindo-se a ele como "Você-Sabe-Quem" ou "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado".
No apogeu de seu poder em 1979, Severus Snape informou a Voldemort sobre a parte da profecia que ele ouviu no Hog's Head.
- "Aquele com o poder de derrotar o Lorde das Trevas se aproxima... nascido daqueles que o desafiaram três vezes, nascido quando o sétimo mês morrer... e o Lorde das Trevas vai marcá-lo como seu igual, mas ele terá poderes que o Lorde das Trevas desconhece... e um precisa morrer na mão do outro, pois um não pode viver enquanto o outro sobreviver..."
De acordo com Dumbledore, Snape só ouviu metade da Profecia, a parte sobre a queda de Voldemort e o causador da mesma. Então, ele foi expulso pelo barman (Aberforth Dumbledore). Ele então correu para contar a seu mestre o que ouviu. A versão de Trelawney sobre os eventos da noite são um pouco diferentes, mas ela disse que estava se sentindo "doente" (provavelmente enquanto recitando a profecia); segundo ela, Aberforth entrou na sala segurando Severus Snape. O fato é que, segundo lembranças do mesmo, Snape realmente ouviu parte da Profecia e contou-as a Voldemort, que entrou em ação após ouvi-la.
Voldemort percebeu que deveria matar a criança que a Profecia mencionava, mas havia duas possibilidades: Harry Potter, um mestiço, e Neville Longbottom, que veio de uma família de sangue-puro. Os pais de ambos o desafiaram três vezes, e as duas crianças nasceram quando o sétimo mês morreu. Voldemort escolheu Harry, talvez por se identificar com o garoto, mestiço como ele. Lord Voldemort descobriu o segredo da localização dos Potters de Peter Pettigrew, um amigo dos Potters e Guardião do Segredo. Voldemort assassinou James e Lily Potter, mas quando usou a Maldição da Morte em Harry, ela voltou-se contra ele, arrancando sua alma de seu corpo e destruindo seus poderes. A proteção criada por Lily ao se sacrificar por seu filho foi mais poderosa que a maldição do Lorde das Trevas.
Os Death Eaters perderam. Muitos alegaram estar sob a Maldição Imperius, enquanto outros continuaram fiéis ao lorde e continuaram de onde ele parou, sendo capturados e mandados para Azkaban.
[edit]
Exílio
[edit]
Primeiro exílio
Contudo, Lord Voldemort não estava morto. Ele perdeu sua forma física, mas estava vivo, apesar de fraco e sem poderes. Suas Horcruxes o ajudaram a escapar da morte. Ele retornou à floresta da Albânia (a mesma onde ele encontrou o diadema de Ravenclaw), esperando que um de seus fiéis Death Eaters o encontrasse e ajudasse. Mas aqueles que ainda eram fiéis a ele estavam mortos ou aprisionados emAzkaban. Ele ganhou forma habitando serpentes, que nunca viviam muito tempo depois de serem possuídas.
[edit]
Busca pela Pedra Filosofal
Por sorte para Voldemort, o Professor Quirrell estava vagando na floresta durante as férias. Quirrell era jovem, tolo e influenciável, e Voldemort pôde entrar na mente fraca do professor.
Em 1991-1992, Voldemort traçou um plano para recuperar seu corpo. Quirrell roubaria a Pedra Filosofal de Nicolas Flamel de um cofre em Gringotts para fazer o Elixir da Vida. Contudo, ela fora removida por Hagrid antes de Quirrell poder roubá-la. Voldemort tomou forma na nuca de Quirrell, sempre coberta por um turbante. Quirrell bebia sangue de unicórnio para sustentar seu mestre.
Quirrell enganou Hagrid para que este o contasse sobre Fluffy, o cão de três cabeças que era o primeiro guardião da Pedra Filosofal em Hogwarts, descobrindo que música fazia a fera dormir. Agora tudo o que ele precisava era ir ao corredor proibido. Severus Snape suspeitava dele, porém, e quando Quirrell deixou um troll entrar nas masmorras como distração, Snape bloqueou seu caminho. Voldemort fez Quirrell enviar uma carta falsa a Dumbledore, pedindo a ele para ir ao Ministério da Magia, e continuou com o plano. Eles conseguiram passar pelos encantamentos defensivos e chegar à sala do Espelho de Esired. Quirrell viu a si mesmo entregando a pedra a seu mestre, mas não sabia como obtê-la. Somente com a chegada de Harry eles poderiam tê-la. "Somente aquele que quisesse a pedra, mas não para usá-la, poderia consegui-la do espelho". Voldemort imaginou que esse era o segredo, e Quirrell atacou Harry, mas, sempre que tocava Harry, se queimava. Harry colocou as mãos na cara de Quirrell, queimando-a severamente. A alma de Lord Voldemort abandonou Quirrell, que perdeu a vida por isso, e fugiu, mais uma vez sem corpo.
[edit]
Segundo exílio e o Diário
Lord Voldemort retornou à floresta na Albânia, mas fraco do que nunca. Devia esperar por outro ajudante.
Em 1992, Lucius Malfoy colocou um diário contendo um fragmento da alma de Voldemort no caldeirão de Ginny Weasley. Ela esteve escrevendo nele, e um Tom Riddle de 16 anos respondia. Ela encontrava conforto nele, sem saber que estava sendo manipulada. A lembrança de Riddle aprendeu tudo o que pôde sobre a derrota de seu eu futuro e Harry Potter. Ele lentamente sugou a vida de Ginny para si. Ele conseguia possui-la; sob seu controle, ela abriu a Câmara Secreta e libertou o basilisco, matou os galos de Hagrid e escreveu ameaças na parede com o sangue dos mesmos. Pouco a pouco, Ginny começou a suspeitar. Ela sabia que o diário estava fazendo alguma coisa com ela, e jogou-o fora no banheiro da Moaning Myrtle. Harry e Ron acidentalmente toparam com ele, e Harry começou a se comunicar com Riddle.
Riddle despistou Harry sobre quem abriu a Câmara Secreta, levando-o a acreditar que fora Hagrid, mas Harry descartou a idéia em pouco tempo. Quando Ginny viu Harry com o diário, ela o roubou de volta por não querer que Harry descobrisse tudo o que ela escrevera no diário e nem o que ela fizera sob sua influência. Quando Riddle pôde tomar forma física a partir da vida de Ginny, ele a atraiu para a Câmara Secreta. A troca estava quase completa quando Harry os encontrou. Riddle convocou o basilisco para matar Harry, mas a fênix de Dumbledore, Fawkes, chegou e cegou o monstro. Fawkes também trouxe o Chapéu Seletor, do qual Harry retirou a espada de Godric Gryffindor, que usou para matar o basilisco. Com a presa do monstro, ele perfurou o diário, desfazendo a lembrança de Riddle, devolvendo a vida a Ginny e, mesmo sem saber, destruindo uma das Horcruxes de Voldemort.
[edit]
Premonição
A professora Trelawney, fazendo mais uma profecia, teve a premonição de que Voldemort se ergueria em todos os seus poderes em breve.
- "O Lorde das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado por seus seguidores. Seu servo esteve preso por esses doze anos. Esta noite, antes da meia-noite, o servo irá se libertar e fugir para se juntar a seu mestre. O Lorde das Trevas vai se erguer novamente com a ajuda de seu servo, maior e mais terrível do que nunca."
De fato, é revelado que o rato de Ron, Scabbers, era na verdade um Animago: Peter Pettigrew. Pettigrew, que supostamente havia sido morto junto com doze trouxas por Sirius Black, na verdade matou os doze trouxas, cortou seu dedo indicador para simular sua morte, e fugiu para o esgoto antes de encontrar os Weasleys. Na mesma noite do dia da premonição, Pettigrew fugiu para Voldemort para planejar o retorno de seu mestre.
[edit]
Retorno secreto
[edit]
Preparações
Em 1994, Pettigrew alimentou Voldemort do veneno de Nagini. Juntos, eles construíram um corpo rudimentar para o Lorde das Trevas que poderia viajar e fazer magia. Ele capturou Bertha Jorkins, uma oficial do Ministério. Voldemort descobriu, através de um Feitiço da Memória, que o Torneio Triwizard teria lugar em Hogwarts naquele ano. Ele se surpreendeu ao ver que ela já estava afetada por um outro feitiço da memória; ele cancelou o outro feitiço e descobriu a localização de um Death Eater leal, Bartemius Crouch Jr., que Barty Crouch Sr. estava mantendo em casa, depois de libertá-lo de Azkaban. Bertha viu Crouch Jr. em casa, e Crouch Sr. colocou um feitiço da memória para que ela não se lembrasse disso.
Voldemort fez Wormtail carregá-lo até a velha mansão dos Riddles, onde ele matou o jardineiro Frank Bryce por entreouvir seu plano, e então foi para a casa dos Crouch, onde pôs uma Maldição Imperius em Crouch Sr. e libertou Crouch Jr.. Eles retornaram à mansão dos Riddles, onde Voldemort instruiu seus seguidores para que capturassem Alastor Moody, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Crouch Jr. bebeu Poção Polissuco com o cabelo de Alastor Moody, e foi para Hogwarts para colocar o nome de Harry no Cálice de Fogo e certificar-se de que ele chegaria ao fim do Torneio.
[edit]
Ressurgimento
O falso Moody ajudou Harry (direta e indiretamente) em todos os desafios e quando Harry e Cedric pegaram a Taça Triwizard (que era, na verdade, uma Chave de Portal), eles foram transportados para o cemitério de Little Hangleton onde os Riddles foram enterrados, perto da mansão, onde Wormtail e Voldemort esperavam. Pettigrew matou Cedric e usou o sangue de Harry num ritual para o renascimento de seu mestre, através de uma poção das trevas, sobre a qual um encantamento era recitado.
- "Osso do pai, dado sem saber, renove seu filho. Carne do servo, dada de bom grado, reviva seu mestre. Sangue do inimigo, tirado à força, reviva seu oponente."
Voldemort tornou a Malfoy Manor seu quartel-general. Durante o verão de 1997, ele capturou a professora de Estudo dos Trouxas de Hogwarts, Charity Burbage, e a matou antes de dá-la de comida para Nagini. Ele também questionou o fazedor de varinhas aprisionado, Ollivander, sobre por que sua varinha reagia estranhamente contra a de Harry Potter. Ollivander contou-o que era devido ao Priori Incantatem e que Voldemort meramente precisava pegar a varinha de outra pessoa, e ele pegou a de Lucius Malfoy. Quando Harry é removido pela última vez do Número Quatro de Privet Drive, Voldemort voa para a cena onde seus Death Eaters estavam lutando contra a guarda da Ordem da Fênix. Ele mata Alastor Moody no caminho para Harry. Lá, Voldemort tenta duelar contra Harry, mas a varinha de Harry reage sozinha e lança um jorro de fogo dourado contra Voldemort, destruindo a varinha de Lucius. Antes de Voldemort poder reagir, Harry alcança a proteção da casa dos pais de Tonks e Voldemort é obrigado a retroceder.
[edit]
Busca pela Elder Wand
Furioso, ele retornou para Malfoy Manor e obrigou Ollivander a responder por que a varinha de Harry ainda reagia contra ele, até mesmo com uma varinha diferente. Ollivander conta a ele que nunca em toda a sua vida ele havia ouvido falar de tal fenômeno. Voldemort o tortura e o obriga a contar tudo o que ele sabe sobre a varinha mais magnífica que já existiu, a Elder Wand (Voldemort não fazia idéia de que se tratava de uma Relíquia da Morte). Percebendo que precisa da varinha para derrotar Harry Potter, ele parte para tentar conseguir a Elder Wand.
Durante o casamento de Bill Weasley e Fleur Delacour, Kingsley Shacklebolt anuncia através de seu Patrono que o Ministro da Magia está morto e que o Ministério da Magia caiu para Voldemort, dando a este controle de todo o Mundo dos Bruxos.
Voldemort viaja para a Bulgária, para um vale cercado por montanhas, numa vila onde vive um fabricante de varinhas, Gregorovitch. Algum tempo depois, após matar pessoas que estavam em seu caminho, Voldemort finalmente encontra Gregorovitch, que informa ao Lorde que a varinha foi roubada dele. Voldemort usa Legilimência nele e vêe um jovem loiro no peitoril da janela de Gregorovitch com a Elder Wand, desaparecendo na escuridão. Voldemort ordena que Gregorovitch revele a identidade do ladrão, mas Gregorovitch não o conhece e Voldemort o mata.
Voldemort travels to Bulgaria, where at the valley of surrounding mountains, lies a small town and goes in search of the wandmaker, Gregorovich. Eventually, after murdering people who got in his way, Voldemort finally finds Gregorovich, who informs Voldemort that the Wand was stolen from him. Voldemort then performs Legilimency on him and sees a blond young man perched on the windowsill of Gregorovich's workshop who steals the wand and disappears in the darkness. Voldemort demands Gregorovich to reveal the identity of the thief and when he can't, Voldemort kills him.
Quando Harry e Hermione vão a Godric's Hollow, Nagini consegue capturar Harry, e convoca Voldemort. Harry escapa pouco antes da chegada do Lorde, e Voldemort encontra não Harry, mas uma fotografia do ladrão de Gregorovitch.
Voldemort descobre que o ladrão é ninguém menos que o Bruxo das Trevas Gellert Grindelwald, o feiticeiro que Albus Dumbledore derrotara. Ele invade a prisão onde Grindelwald está preso, e o feiticeiro o desafia a matá-lo, dizendo a morte era bem-vinda, e que havia muito que Voldemort não entendia. Voldemort mata Grindelwald e, sabendo que a Varinha passa de mestre quando o anterior é derrotado, descobre a localização da Elder Wand, roubando-a do Túmulo Branco.
A seguir, Voldemort descobre que Harry e seus amigos estão procurando suas Horcruxes. Furioso, ele descobre que três de suas Horcruxes foram roubadas de seus esconderijos e uma outra fora destruída.
[edit]
Batalha de Hogwarts
Voldemort retornou a Hogwarts após as revelações, para abafar uma revolução iniciada com a chegada de Harry Potter. Ele convoca sua equipe inteira de Death Eaters, gigantes, dementadores e acromântulas e, uma hora depois, não tendo Harry entregue, comanda-os para enfrentar os aurores, professores e alunos maiores de idade. O próprio Voldemort não está presente na batalha; ele está investigando por que a Elder Wand não funciona com ele de uma forma excepcional. Ele chega à conclusão de que Severus Snape é o mestre da varinha por ter matado Dumbledore e ordena que Nagini o assassine.
Voldemort então dá uma trégua de uma hora, pedindo Harry em troca de paz e fim das mortes. Voldemort não sabia, mas Harry carregava dentro dele uma sétima Horcrux, formada quando o Lorde falhou ao tentar assassiná-lo. Quando Harry se encontra com Voldemort, este o atinge com uma Maldição da Morte quase imediatamente, mas só destrói a Horcrux dentro dele, pois quando Voldemort usou o sangue de Harry na poção de renascimento, manteve viva a proteção que Lily criou; em outras palavras, enquanto Voldemort vivesse, Harry estaria protegido pelo encantamento de Lily. Harry, enviado a um estado entre a vida e a morte, retorna a seu corpo e finge estar morto.
Voldemort então marchou para Hogwarts, proclamando a morte de Harry Potter e sua própria vitória. Neville Longbottom, ao invés de se render, desafiou Voldemort, recomeçando o confronto.
Neville tirou a espada de Gryffindor do Chapéu Seletor e decapitou Nagini com ela, destruindo a última Horcrux de Voldemort. Enfurecido, Voldemort tentou matar Neville, mas Harry interferiu criando um feitiço-escudo antes que o lorde pudesse proferir a maldição. Voldemort entrou na batalha e tentou derrubar a todos em seu caminho. Ele, com seu exército enfraquecido, invadiu Hogwarts e começou a duelar contra Minerva McGonagall, Horace Slughorn e Kingsley Shacklebolt ao mesmo tempo. Quando ele viu Bellatrix Lestrange cair morta após duelar contra Molly Weasley, ele apontou sua varinha e planejou matar Molly, mas Harry revelou estar vivo, protegendo Molly, forçando o fim da batalha e encarando Voldemort no Grande Salão, na frente de todos.
Enquanto os dois se encaram, Harry conta a Voldemort que há mágica que o lorde desconhece e uma arma ainda mais poderosa do que as trevas, lembrando o que esperava a ele, que não sentia remorso por nenhum de seus crimes. Provocando-o por usar seu nome verdadeiro, Riddle, Harry conta a ele que Snape era leal a Dumbledore o tempo todo, que a morte de Dumbledore foi planejada e que Snape nunca foi o mestre da Elder Wand; antes de ser morto, Dumbledore foi desarmado por aquele que se tornou, instantaneamente, o mestre da varinha: Draco Malfoy.
Impressionado no início, Voldemort disse a Harry que não fazia diferença, e que depois que ele matasse Harry, ele poderia cuidar de Draco. Porém, Harry afirma que, se a Elder Wand souber que Draco fora desarmado por ele na Malfoy Manor, então o próprio Harry era o mestre da varinha. Recusando-se a acreditar nisso, Voldemort profere a Maldição da Morte contra Harry.
Infelizmente para Voldemort, Harry era realmente o verdadeiro mestre da Elder Wand; a Relíquia recusou-se a matar seu mestre e lançou a maldição do Lorde das Trevas de volta contra ele; sem Horcruxes, o lorde foi atingido em cheio por sua própria maldição, e essa foi a definitiva morte de Tom Marvolo Riddle, e a queda final de Lord Voldemort.
[edit]
Descrição
[edit]
Aparência
Enquanto jovem, Tom Riddle é descrito como sendo um garoto bonito, tendo cabelos muito pretos e olhos escuros. Ele era pálido, alto, e tinha uma voz sempre cheia de interesse e curiosidade - muitas vezes um disfarce para arrancar segredos dos outros.
Crescido, Riddle se envolveu com as Artes das Trevas e é descrito como motalmente pálido, sua face parecendo de cera e estranhamente distorcida, e seus olhos lembravam sangue.
Após dividir sua alma, Voldemort ficou com a aparência que apresenta na série. Tem uma pele extremamente pálida (ou mesmo de um tom "branco-giz") um rosto que lembra uma caveira, nariz de cobra, olhos vermelhos com pupilar verticais felinas, um corpo esquelético e mãos finas com dedos muito longos.
[edit]
Personalidade
Voldemort é tido como uma pessoa altamente maligna e sádica até mesmo por seus seguidores que o encaram com uma mistura de medo e respeito. Rowling o descobre como "o bruxo mais maligno por centenas e centenas de anos". Ela disse que ele é um psicopata, que se satisfaz com o sofrimento dos outros, que consegue atrair ajudantes covardes, mas cruéis, como Wormtail (que só quer ficar à sombra de um bruxo mais poderoso. O que parece movê-lo é seu senso megalomaníaco de superioridade, até mesmo referindo a si mesmo na terceira pessoa como "Lord Voldemort". Rowling comentou que Voldemort é incrivelmente ávido por poder. Ela também disse que, se Voldemort se olhase no Espelho de Erised, ele veria a si mesmo, todo-poderoso e eterno.
Rowling também comentou que o que o fato de Voldemort ser concebido sob uma Poção do Amor tem a ver com sua incapacidade de entender o amor é que seu nascimento é uma maneira simbólica de demonstrar que ele veio de uma união sem amor - segundo ela, tudo teria mudado se Merope tivesse sobrevivido para cuidar dele e o amasse. O encantamento sob o qual Tom Riddle se tornou pai de Voldemort é importante porque não pode "haver forma pior de se entrar no mundo do que como resultado de tal união".
Rowling também disse que o maior medo de Voldemort é a morte, que ele considera degradante e uma fraqueza humana vergonhosa. Segundo a autora, Voldemort se difere de Harry porque este aceita o fato da morte, aceitando que todos temos que morrer algum dia, e, nesse sentido, é mais forte que seu inimigo.
[edit]
Família
O lado paterno da família de Voldemort, os Riddles, é uma família nobre trouxa; todos os Riddles apresentados são altamente arrogantes. Os nomes de seus avós não são citados nos livros, mas o túmulo do filme Goblet of Fire mostra-os como "Thomas Riddle" e "Mary Riddle". Já o lado materno da família, os Gaunts, é uma família antiga de bruxos de sangue-puro que descendem ao mesmo tempo de Salazar Slytherin (o que permitiu que Riddle abrisse a Câmara Secreta) e de Cadmus Peverell (o anel de Cadmus foi passando de geração em geração e acabou se tornando posse de Marvolo Gaunt).
Voldemort aparece como tendo poder, inteligência e maldade supremos através das séries, sendo considerado o Bruxo das Trevas mais terrível de todos os tempos.
Voldemort é citado como sendo o único bruxo tendo criado mais de uma Horcrux, em sua jornada para derrotar a morte. Ele é também um dos Legilimens mais poderosos do mundo, podendo saber se uma pessoa está mentindo no momento em que ela fala, sem precisar se demorar na mente da vítima. Ele também é poderoso em Oclumência, protegendo sua mente. Porém, ele perde o controle de sua defesa em relação a Harry enquanto busca a Elder Wand, permitindo que o garoto veja por seus olhos e leia seus pensamentos.
Num duelo, Voldemort é descrito como capaz de proferir vários feitiços, proteções e aparatar e desaparatar numa velocidade incrível, tornando-se imprevisível para seus inimigos. Ele mostra imenso poder, sendo capaz de: criar um escudo do nada, como fez contra duelava contra Dumbledore; transfigurar o fogo; realizar feitiços em pleno ar, atingindo em cheio um alvo em movimento.
Mesmo fora de duelos, suas habilidades são prodigiosas: numa ocasião, ele criou do nada uma mão de prata para Wormtail; criou a Dark Mark, usada para convocar seus Comensais e vice-versa, assim como o encantamento para conjurar a marca aos céus, Morsmordre; voar livremente sem precisar de auxílios como feitiços, vassouras ou objetos voadores; amarrar pessoas ao ar sem usar quaisquer cordas; criar Inferi sempre que desejar e usá-los como disfarce, como usou Bathilda Bagshot para disfarçar Nagini em Godric's Hollow.
[edit]
Representação
O jovem Voldemort, ou Tom Riddle, foi representado por Christian Coulson em Chamber of Secrets.
Em Philosopher's Stone, ele foi feito por computação gráfica e recebeu a voz (com efeitos sonoros) de Ian Hart, que também fez o papel do professor Quirinus Quirrell. Na cena da explicação de Hagrid sobre Voldemort, este foi representado por Richard Bremmer.
A partir de Goblet of Fire, Voldemort, em seu corpo verdadeiro, foi representado por Ralph Fiennes. Seus olhos foram deixados azuis e com pupilas normais porque o produtor do filme achou que o lorde deveria ter mais características humanas somadas a seu ar e detalhes sombrios para passar mais medo para o público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário